Você está visualizando atualmente DA IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER O QUE É CONCEPÇÃO DE MUNDO

DA IMPORTÂNCIA DE SE COMPREENDER O QUE É CONCEPÇÃO DE MUNDO

ENSAIO FILOSÓFICO ONDE SE DEMONSTRA O GRANDE PODER DAS IDEIAS QUE FORMAM AS CONCEPÇÕES DE MUNDO.

Vemos que a “concepção de mundo” (ou seja, a filosofia) não é uma questão sem interesse, uma vez que duas concepções opostas levam a “conclusões” práticas também opostas. [Pulitzer, Curso de Filosofia, Pág. 14]

DO PODER DA FILOSOFIA

Desde tempos remotos, no mundo inteiro, as classes dominantes não veem com bons olhos os indivíduos dedicados ao saber filosófico.  Muitos foram e ainda são mortos, exilados ou perseguidos como seres perigosos, capazes de “contaminarem” a mente alheia.

Essa ‘contaminação’ diz respeito ao poder que tem a Filosofia de se adentrar nas estruturas de pensamento, modificar a visão de mundo das pessoas, tornando-as independentes daquilo que o senso comum normalmente aceita como verdade inquestionável e, daí, passam a ser manipuladas através do medo e da mentira; uma espécie de enganação compartilhada, que serve para manter o status quo e assegurar o interesse das classes dominantes.

Da Força Da Filosofia Como Objeto De dominação

A Filosofia é, portanto, uma força poderosa que serve para destruir ou consolidar visões de mundo ao longo dos tempos. Entretanto, a maioria de nós, seres humanos, vive uma vida à-toa e descompromissada com as grandes questões que movem as estruturas desse nosso misterioso universo.

Como resultado desse nosso descaso, vivemos atrelados aos resultados da visão de mundo de uns poucos formadores de opinião, que em sua maioria são filósofos, religiosos, cientistas ou déspotas de toda espécie, que assumem o poder e a visão de mundo de outros a serviço dos seus escusos e restritos interesses.

Cada tempo tem sua visão de mundo predominantemente a exercer um ciclo para depois desaparecer, dando lugar a novas ideias que funcionam como embrião de mudanças futuras. Por trás dessa força propulsora está justamente a Filosofia a fazer parte das estruturas de pensamento, seja no campo das Ciências, das Religiões, da Política ou da própria Filosofia, que detém o poder de questionar a si mesma e adaptar-se às injunções futuras.

DAS DUAS VISÕES FILOSÓFICAS PREDOMINANTES

Para o Materialismo existem apenas duas visões de mundo, a chamada visão Materialista e a visão Idealista; não importando os diversos nomes atribuídos às diversas correntes filosóficas existentes no mundo inteiro, cada qual delas ou é Materialista ou Idealista; o chamado Agnóstico seria, por assim dizer, um ateu acovardado em cima do muro, ou seja, um Materialista que não se definiu.

Dada a importância estrutural que tem o pensamento filosófico como agente dominante dos alicerces formadores das concepções de mundo, cabe a nós, únicos seres capazes de verificar a genealogia dos princípios lógicos que contribuíram para a escolha final dessa ou daquela concepção filosófica que aceitamos como verdadeira.

Da Importância De Se Escolher Uma Visão De Mundo

É claro que essa escolha tem uma importância tremenda em nossa vida, muito embora não exista essa clareza do valor que ela desempenha, uma vez que cada opção nossa faz parte de uma gestalt, uma coisa completa que encobre os contributos históricos dessa formação. Sendo a visão de mundo um meio de dominação, como realmente o é, e a principal força que impulsiona indivíduos, grupos e nações à mobilidade de ação, na busca de objetivos de sobrevivência da vida, torna-se imprescindível conhecer os seus atributos e a razão lógica sobre qual a visão de mundo mantém sua estrutura de poder.

DO PODER DAS IDEIAS

A visão de mundo é uma ideia, um pensamento infiltrado que passa a fazer parte do inconsciente coletivo da humanidade, verdadeira ou não, isso não importa quanto à eficácia em cumprir seus desígnios: aquilo que toma conta da consciência formadora do que se pode chamar de master mind, é uma ideia com foro de verdade, a exercer uma pressão sobre os indivíduos, grupos, a humanidade inteira, no sentido da efetivação de seus objetivos.

Verdades X Mentiras

Dissemos <verdadeira ou não>, porque a mentira que alguém aceitou como verdade, tem muito mais poder sobre quem acreditou nela, do que a verdade tem para aquele alguém que a rejeitou. É assim que acontece. A propaganda explora muito bem esse fenômeno verdade x mentira, repetindo exaustivamente a mentira, com o objetivo de vender uma ideia, um produto, um medo, um preconceito etc.

O Que É O Que Pretende O Pensamento Filosófico

O Pensamento Filosófico é um complexo fenomenológico multidimensional resultante das introjeções sensitivas do homem, no contato com o mundo exterior. Em concordância com filosofia do Dr. Carlos Campos, eu também acho que o Pensamento Filosófico está sempre vinculado a interesses afetivos que mascaram, descartam ou encobrem as dissonâncias cognitivas dos seus postulados.

O pensamento filosófico está sempre a serviço de interesses dominantes de grupos, de castas, de povos e nações; é o suporte estrutural de ideias que objetivam oferecer uma visão de mundo correspondente aos anseios de determinada época ou civilização.

Atenção, se você gostar, siga-me no Twitter para receber as postagens=> 🆗 @ ManoelBelo4

Este post tem 2 comentários

  1. Manoel Belo

    Obrigado mesmo, pelo incentivo! Continue vindo aqui, no Site.

  2. 바카라사이트

    Hi to all, the contents existing at this web page are in fact awesome for people experience,
    well, keep up the nice work fellows.

Deixe um comentário